O PT confirmou nesta quinta-feira (21) o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do partido para as eleições presidenciais de 2022. A decisão foi tomada após convenção nacional do partido, em São Paulo, na qual o petista não esteve presente – ele cumpre agenda de campanha em Pernambuco. A convenção do PT também confirmou o nome do ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice.
Com a decisão do PT, Lula vai para a sua sexta candidatura ao Palácio do Planalto. Ele foi derrotado em 1989, 1994 e 1998, e venceu em 2002 e 2006. Ele tentou se lançar candidato em 2018. Mas, na ocasião ,cumpria pena em Curitiba, preso como resultado da operação Lava Jato. E teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral por ter condenação em segunda instância judicial.
A Federação Brasil da Esperança, que o PT compõe ao lado de PCdoB e PV, também confirmou nesta quinta o apoio do grupo de partidos a Lula.
O PT foi o segundo dos principais partidos a confirmar seu nome ao Palácio do Planalto por convenção. O primeiro foi o PDT, que oficializou Ciro Gomes na quarta-feira (20). A convenção do PL para definir a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição ocorre no domingo (24). O MDB deve lançar Simone Tebet na próxima quarta (27), e o Avante faz seu encontro para oficializar André Janones no sábado (23).
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião