• Carregando...
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (31) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (31) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (31) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em um hotel próximo à Avenida Paulista, na região central da capital. Fernández veio ao Brasil para cumprimentar o petista após sua vitória nas urnas no domingo (30). Os dois tiveram uma reunião a portas fechadas, e depois almoçaram juntos.

O presidente argentino publicou um breve vídeo em sua conta no Twitter em que aparece abraçando Lula. "Todo meu amor, admiração e respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca", escreveu na publicação. Após o encontro, ele fez um pronunciamento divulgado pelas redes sociais da Casa Rosada.

Segundo Fernandéz, Lula o informou que sua primeira viagem como presidente do Brasil será para a Argentina. "Ele me deu a enorme alegria de me contar que sua primeira visita será a Argentina. Me disse também que vai nos visitar antes de assumir e ele sabe que a Argentina é sua casa", disse aos jornalistas.

"Tive uma enorme alegria ao reencontrar meu querido amigo e presidente eleito do Brasil Lula. Todos conhecem meu vínculo com Lula. O apreço, a mais alta consideração que posso ter por alguém, tenho por ele. A verdade é que não queria estar ausente hoje aqui sabendo dos momentos difíceis pelo qual ele passou", disse Fernandéz.

"Com Lula, compartilhamos um mesmo objetivo, que é a necessidade de integração da América Latina, a necessidade de que a democracia se consolide em todo o continente, e a necessidade de que os processos eleitorais sejam devidamente respeitados", acrescentou.

O presidente eleito também comentou o encontro com Fernandéz nas redes sociais. "A nação Argentina é um país irmão e fico feliz de retomarmos a amizade. Vamos reforçar nossa cooperação para um futuro melhor para nossos povos", disse Lula.

O petista venceu o segundo turno da eleição presidencial com 60,3 milhões de votos (50,9%). O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentou a reeleição, saiu teve 58,2 milhões de votos (49,1%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]