Militante de movimentos sociais, entre eles os de luta pela moradia, Indira Xavier é a candidata do Unidade Popular (UP) ao governo de Minas Gerais na eleição deste ano. É a terceira vez que ela concorre a um cargo público, tendo disputado a Assembleia Legislativa mineira em 2006 e 2010 – mas sem sucesso.
Indira é uma forte crítica ao modelo político-econômico em vigor não só no estado, mas também no país. Por conta disso, disse ela em entrevista ao Estado de Minas, seu partido tem poucos recursos – apenas R$ 3 milhões de financiamento público – e nenhum tempo de propaganda partidária eleitoral.
A candidata também critica a política habitacional tocada pelo governador Romeu Zema (Novo) no estado. De acordo com ela, são cerca de 500 mil famílias sem ter onde morar, além de um desmanche da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas).
“Defendemos que a Cohab seja 100% pública, que construa - de fato - uma política habitacional usando o fundo estadual. Além de fazer zerar a fila de famílias que esperam por uma moradia e, principalmente, fazer cumprir o Estatuto das Cidades. Temos muitos imóveis fechados que não cumprem função social", disse Indira ao periódico.
Ela também atua em movimentos feministas e de proteção à mulher, como a Casa de Referência Tina Martins, onde é coordenadora. A candidata pretende, se eleita, implantar políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Ficha da candidata
- Nome: Indira Xavier
- Vice: Edna Gonçalves (UP)
- Partido: UP
- Idade: 55 anos
- Data de nascimento: 23/04/1967
- Ocupação: Militante
- Grau de Instrução: Ensino médio completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Maceió/AL
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas