Carlos Viana é o candidato do PL ao governo de Minas Gerais. Senador desde 2018 e vice-líder do governo na Casa, ele começou sua carreira política há quatro anos, quando deixou para trás a carreira como jornalista – profissão que lhe rendeu passagens por veículos de comunicação, como TV Globo Minas, TV Record Minas, TV Alterosa e Rádio Itatiaia, como repórter e âncora.
Desde que se elegeu para o Senado Federal, Viana trocou quatro vezes de partido: foi eleito pelo PHS, migrou para a bancada do PSD e buscou no MDB a chance de disputar o Governo de Minas Gerais, mas decidiu disputar o cargo pelo PL do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 2022.
O senador tem como uma das principais bandeiras de campanha o investimento no setor de turismo em detrimento da mineração. Viana justifica a decisão ao apontar que o turismo pode render mais que os R$ 30 bilhões anuais aos cofres do estado, além de gerar 390 mil empregos diretos e indiretos.
"Se o turismo for trabalhado de verdade, dobramos em 10 vezes o número de empregos e, também, a arrecadação. Sem destruição e sem deixar para trás buracos e lama. A população não quer mais mineração em área urbana. E, quando a população diz que não quer, o estado tem de começar a se adaptar", defendeu.
Ficha do candidato
- Nome: Carlos Viana
- Vice: Wanderley Amaro
- Partido: PL
- Idade: 59 anos
- Data de nascimento: 22/03/1963
- Ocupação: Jornalista
- Grau de Instrução: Pós-graduação
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Braúnas/MG
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas