A militante feminista Renata Regina é candidata do PCB ao governo de Minas Gerais. Esta é sua primeira participação em uma eleição para um cargo do Executivo, na qual se coloca como oposição ao atual governador Romeu Zema (Novo), que tenta a reeleição, e ao candidato Alexandre Kalil (PSD), que conta com o apoio do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Renata, porém, já participou de pleitos em 2018 e 2014, quando foi candidata do PCB a deputada federal e estadual, respectivamente.
A candidatura dela ao governo de Minas Gerais foi lançada em fevereiro e entre suas propostas estão a ampliação da rede de proteção às mulheres e o fortalecimento das instituições de ensino superior do estado.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, em maio, Renata disse ser contrária à exploração de minérios na Serra do Curral e defendeu a estatização das mineradoras. “Nosso patrimônio e nossos bens estratégicos não podem ser ditados de acordo com os interesses do capital internacional, que não vai atuar em defesa dos nossos interesses”, disse. Nas redes sociais, ela também critica o agronegócio, afirmando que o setor “pouco contribui para a segurança alimentar” dos brasileiros.
A candidata, também criticou a aliança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vice na chapa petista. "Quando você opta por fazer uma aliança com um campo mais ao centro, um campo mais à direita, você está abrindo mão de uma série de questões programáticas que para nós, do Partido Comunista Brasileiro, são inegociáveis”, disse à Folha.
Renata é doula, fotógrafa e jornalista e, segundo o PCB, tem longa trajetória nos movimentos feminista e populares. Ela integra a Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), foi diretora de mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG).
Ficha da candidata
- Nome: Renata Regina
- Vice: Tuani Guimarães (PCB)
- Partido: PCB
- Idade: 35 anos
- Data de nascimento: 02/12/1986
- Ocupação: Doula
- Grau de Instrução: Superior incompleto
- Município de nascimento: Belo Horizonte/MG
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas