Vanessa Portugal é a candidata do PSTU ao governo de Minas Gerais. Professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sindrede-BH), Vanessa é uma das representantes do campo socialista na eleição pelo governo de Minas Gerais.
Essa é a terceira tentativa de Vanessa ingressar no Palácio Tiradentes, tendo sido vice na chapa de Carlos Filho (PSTU) em 2002 e candidata a governadora em 2006, quando ficou em terceiro lugar ao receber 60.145 votos, atrás de Nilmário Miranda, candidato do PT, e Aécio Neves (PSDB), que venceu o pleito naquele ano.
Por quatro vezes, a candidata do PSTU tentou se eleger como prefeita de Belo Horizonte, mas foi derrotada no primeiro turno nessas oportunidade. Nas últimas duas eleições, Vanessa tentou uma vaga ao Senado Federal em 2018 e como vereadora em Belo Horizonte, em 2020, não sendo eleita em ambas as ocasiões.
Para a candidata, o atual governador e candidato a reeleição, Romeu Zema (Novo) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) "não defendem o interesse dos mais pobres" na próxima eleição.
"Nós, do Polo Socialista e Revolucionário, apresentamos nossa candidatura, para enfrentar a crise e construir uma sociedade onde o povo trabalhador tenha vez e voz. Uma candidatura que enfrente a decadência do capitalismo em Minas Gerais, com propostas contrárias aos interesses do grande capital, das mineradoras e do agronegócio", diz um manifesto do PSTU em favor da candidatura de Vanessa.
Ficha da candidata
- Nome: Vanessa Portugal
- Vice: Jordano Carvalho (PSTU)
- Partido: PSTU
- Idade: 52 anos
- Data de nascimento: 12/04/1970
- Ocupação: Professora
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casada
- Município de nascimento: Boa Esperança/MG
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião