André Puccinelli é médico, ex-governador e candidato do MDB ao governo do Mato Grosso do Sul. Após oito anos afastado da vida pública, Puccinelli tenta retornar ao cargo que ocupou por dois mandatos.
Nesse período, o ex-governador foi preso em duas oportunidades pela Polícia Federal, no âmbito das investigações da Operação Lama Asfáltica. Puccinelli foi apontado como chefe de um esquema de propina em que recebeu R$ 20 milhões, sendo preso preventivamente em novembro de 2017 e detido novamente em julho de 2018.
Só que decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) - emitida em dezembro de 2018, inocentou Puccinelli de todas as acusações, e de todos os processos da Operação Lama Asfáltica. O órgão apontou parcialidade do juiz responsável na Terceira Vara Federal de Campo Grande e o ex-governador recuperou os direitos políticos.
Puccinelli nasceu na Itália e seu mudou para o Brasil aos cinco anos de idade. Após se formar em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971, foi para o Mato Grosso do Sul em 1973. No estado fez carreira como médico e foi nomeado secretário estadual da Saúde, cargo que ocupou entre 1983 e 1984.
A carreira política de Puccinelli avançou depois desse período, com o médico sendo eleito para dois mandatos como deputado estadual entre 1987 e 1995 e um como deputado federal entre 1995 e 1997. Deixou a Câmara dos Deputados para disputar a eleição para Prefeitura de Campo Grande em 1996, sendo o primeiro estrangeiro a vencer um pleito majoritário no Brasil.
Reeleito quatro anos depois como prefeito da capital sul-mato-grossense, Puccinelli decidiu se candidatar como governador do estado em 2006 e foi eleito para dois mandatos consecutivos.
Para a campanha pelo terceiro mandato, o ex-governador terá como foco a assistência social e o fortalecimento dos serviços públicos, ações disponíveis no plano de governo do candidato.
"Iremos defender a ação social representada pela saúde, educação e assistência social. Desenvolvimento de habitação, segurança, turismo e cultura. Vamos construir casas e investir muito para que depois de uma pandemia as pessoas possam ter esperança materializada em trabalho", declarou Puccinelli no lançamento da campanha.
Ficha do candidato
- Nome: André Puccinelli
- Vice: Tania Garib (MDB)
- Partido: MDB
- Idade: 74 anos
- Data de nascimento: 02/07/1948
- Ocupação: Médico
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Viareggio (Itália)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo