Os partidos de direita foram os que mais elegeram candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados nas eleições 2022. Ao todo, todas as legendas somadas - de direita, de centro, e de esquerda - registraram as vitórias de 135 candidatos negros para o cargo de deputado federal.
O maior número de parlamentares negros eleitos está no Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, com 25 parlamentares. O Republicanos computou a vitória de 20 candidatos pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados. Na sequência, outros partidos que se colocam à direita do espectro político e elegeram negros foram o União Brasil (17) e o Partido Progressistas (15). O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo.
Com relação à esquerda, o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu 16 deputados federais negros. Seis candidatos pretos ou pardos foram eleitos para a Câmara pelo PDT, quatro pelo PC do B, dois pelo PV, dois pelo PSB e um pela Rede Sustentabilidade.
Legendas alinhadas ao centro do espectro político também elegeram candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados. Foram oito vagas conquistadas por negros filiados ao MDB, seis ao PSD e cinco ao Podemos. Na sequência, dois foram eleitos pelo Avante, dois pelo Pros e um pelo Solidariedade.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024