A primeira pesquisa eleitoral RealTime Big Data para o governo de Alagoas neste segundo turno, divulgada nesta terça-feira (11), mostra o atual governador Paulo Dantas (MDB) em primeiro lugar, com 47% das intenções de voto. Seu oponente, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), somou 33% segundo o levantamento. Votos brancos e nulos representam 7%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcam 13%.
Na somatória exclusivamente dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), o candidato do MDB possui 59% contra 41% do candidato do União Brasil.
No primeiro turno, realizado em 2 de outubro, Paulo Dantas obteve 708.984 votos (46,64%), enquanto Rodrigo Cunha conquistou 407.220 votos (26,79%).
Nota da redação: O Real Time Big Data não divulgou pesquisa eleitoral para o estado de Alagoas durante o período de campanha, iniciado em 16 de agosto. Em razão disso, não é possível avaliar eventuais erros ou acertos do instituto em suas sondagens para o governo de Alagoas no primeiro turno. No Brasil, de uma maneira geral, a maioria das empresas não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto para o governo de Alagoas (votos totais)
Segundo turno: estimulada
- Paulo Dantas (MDB) - 47%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 33%
- Branco/nulo - 7%
- Não sabe/não respondeu - 13%
Intenção de voto para o governo de Alagoas (votos válidos)
Segundo turno: estimulada
- Paulo Dantas (MDB) - 59%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 41%
Metodologia da pesquisa
Na pesquisa do RealTime Big Data foram entrevistados 1.000 eleitores alagoanos entre os dias 8 e 10 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo Al-05979/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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