Nova pesquisa Atlas para a corrida presidencial divulgada pela CNN Brasil nesta terça-feira (27) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do levantamento com 48,3%. Na sequência aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 41%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 3,5% das intenções de voto, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB) com 2,1%, por Luiz Felipe D'Ávila (Novo) com 1,3% e pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil) com 1%. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos. Eleitores indecisos ou que indicaram votos brancos e nulos somaram 2,3%.
A pesquisa Atlas é feita de forma digital, com os entrevistados sendo recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, laptops ou PCs.
1º turno (pesquisa estimulada)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 48,3%
- Jair Bolsonaro (PL) - 41%
- Ciro Gomes (PDT) - 3,5%
- Simone Tebet (MDB) - 2,1%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 1,3%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,2%
- Eymael (DC) - 0,1%
- Padre Kelmon (PTB) - 0,1%
- Sofia Manzano (PCB) - 0
- Leonardo Péricles (UP) - 0
- Brancos, nulos e indecisos - 2,3%
2º turno (pesquisa estimulada)
Lula x Bolsonaro
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51,3%
- Jair Bolsonaro (PL) - 43,7%
- Brancos, nulos e indecisos - 5%
Lula x Ciro
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 47,1%
- Ciro Gomes (PDT) - 28,8%
- Brancos, nulos e indecisos - 24,1%
Ciro x Bolsonaro
- Jair Bolsonaro (PL) - 41,8%
- Ciro Gomes (PDT) - 40,6%
- Brancos, nulos e indecisos - 17,6%
Metodologia da pesquisa Atlas
A pesquisa Atlas entrevistou via web 4,5 mil eleitores de todo o país entre os dias 22 e 26 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-02714/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião