Levantamento do Instituto Atlas sobre a corrida presidencial, divulgado nesta quinta-feira (13), mostra o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 52,4% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos). O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 47,6% no levantamento. A margem de erro geral da pesquisa é de um ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa do instituto no segundo turno.
Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 27 de setembro, cinco dias antes do primeiro turno das eleições, o Instituto Atlas mostrava que Lula tinha 48,3% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) e que Bolsonaro tinha 41%. A margem de erro era de 1 ponto percentual. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula fez 48,43% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2%. O instituto foi um dos que mais se aproximou do resultado das urnas, embora pouco mais de dois pontos fora da margem de erro para o candidato à reeleição. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do 1º turno, porém, não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto estimulada para a Presidência da República (válidos)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 52,4%
- Jair Bolsonaro (PL) – 47,6%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa do Instituto Atlas entrevistou 4,5 mil eleitores do país via questionário estruturado na web, em 1.483 municípios, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-06012/2022.
Já a pesquisa de setembro do mesmo instituto ouviu 4,5 mil eleitores em 1.575 municípios entre os dias 22 e 26 de setembro de 2022. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02714/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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