A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou nesta terça-feira (10) uma nova pesquisa para presidente da República realizada pelo instituto MDA. O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo. Confira os números da pesquisa CNT/MDA:
PRIMEIRO TURNO
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 40,6%
Jair Bolsonaro (PL) – 32,0%
Ciro Gomes (PDT) – 7,1%
João Doria (PSDB) – 3,1%
André Janones (Avante) – 2,5%
Simone Tebet (MDB) – 2,3%
Felipe d’Avila (Novo) – 0,3%
Nenhum/branco/nulo - 5,1%
Indecisos – 7,0%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 33,4%
Jair Bolsonaro (PL) – 27,3%
Ciro Gomes (PDT) – 3,8%
João Doria (PSDB) – 0,9%
André Janones (Avante) – 0,5%
Sergio Moro (União Brasil) – 0,4%
Outros – 0,8%
Nenhum/branco/nulo - 5,8%
Indecisos – 27,1%
A pesquisa CNT/MDA também simulou seis cenários de segundo turno.
SEGUNDO TURNO
Lula (PT) – 50,8%
Jair Bolsonaro (PL) – 36,8%
Branco/nulo – 9,2%
Indecisos – 3,2%
Ciro Gomes (PDT) – 44,2%
Jair Bolsonaro (PL) – 37,8%
Branco/nulo – 14,6%
Indecisos – 3,4%
Jair Bolsonaro (PL) – 38,8%
João Doria (PSDB) – 33,9%
Branco/nulo – 22,4%
Indecisos – 4,9%
Jair Bolsonaro (PL) – 39,6%
Simone Tebet (MDB) – 30,5%
Branco/nulo – 24,0%
Indecisos – 5,9%
Lula (PT) – 50,2%
João Doria (PSDB) – 16,5%
Branco/nulo – 28,7%
Indecisos – 4,6%
Lula (PT) – 50,3%
Simone Tebet (MDB) – 17,8%
Branco/nulo – 26,4%
Indecisos – 5,5%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa realizada pelo instituto MDA foi realizada por telefone entre os dias 4 e 7 maio de 2022, por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A amostragem é de 2.002 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, com margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05757/2022 .
Por que a Gazeta do Povo divulga pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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