A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou nesta segunda-feira (21) uma pesquisa, realizada pelo instituto MDA, que traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial, com 42,2% das intenções de voto. O pré-candidato petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%.
Nas simulações de segundo turno, a pesquisa CNT/MDA mostra o ex-presidente Lula à frente de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos) e de João Doria (PSDB). Já em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT), os dois aparecem empatados no limite da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2%. O mesmo cenário ocorre na disputa entre Bolsonaro e Sergio Moro. No cenário em que a disputa o segundo turno contra João Doria, Bolsonaro seria o vitorioso, de acordo com a pesquisa.
Veja abaixo os números do levantamento:
Primeiro turno
- Lula (PT) - 42,2%
- Bolsonaro (PL) - 28%
- Ciro Gomes (PDT) - 6,7%
- Sergio Moro (Podemos) - 6,4%
- João Doria (PSDB) - 1,8%
- André Janones (Avante) - 1,5%
- Simone Tebet (MDB) - 0,6%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 0,3%
- Rodrigo Pacheco (PSD) - 0,3%
- Brancos e Nulos - 6,2%
- Indecisos - 6%
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 53,2%
- Bolsonaro (PL) - 35,3%
Lula x Sergio Moro
- Lula (PT) - 52,2%
- Moro (Podemos) - 29,2%
Lula x João Doria
- Lula (PT) - 54,9%
- Doria (PSDB) - 16,7%
Bolsonaro x Ciro Gomes
- Ciro Gomes (PDT) - 41,9%
- Bolsonaro (PL) - 37,9%
Bolsonaro x Sergio Moro
- Bolsonaro (PL) - 35,6%
- Moro (Podemos) - 34%
Bolsonaro x João Doria
- Bolsonaro (PL) - 41,1%
- Doria (PSDB) - 29,8%
Metodologia da pesquisa CNT/MDA
A pesquisa, realizada pelo instituto MDA sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09751/2022. Foram ouvidos 2.002 eleitores entre os dias 16 e 19 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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