Pesquisa do Instituto MDA, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e divulgada neste sábado (1), mostrou o petista Luiz Inácio Lula da Silva com 44,2% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 36,3%.
Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro no levantamento, com 4,5% da preferência dos eleitores entrevistados, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB) com 4,3%, e a senadora Soraya Thronicke (União), com 1,2%. Os outros candidatos não chegaram a 1%.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Lula foi citado por 41,6% dos eleitores e Bolsonaro, por 35,3%. Ciro aparecia com 3,1% das intenções de voto e os demais candidatos somavam 0,8%. Os que não souberam responder e que votariam em branco ou nulo representavam 16%.
Quando se considera apenas as intenções de voto válidos (excluindo-se os nulos, em branco e indecisos), Lula tinha 48,3% e Bolsonaro, 39,7%. Ciro tinha 4,9%; Simone, 4,7%; e Soraya, 1,3%. Veja abaixo os resultados.
Pesquisa para presidente no 1º turno (estimulada/votos totais)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 44,2%
- Jair Bolsonaro (PL) - 36,3%
- Ciro Gomes (PDT) - 4,5%
- Simone Tebet (MDB) - 4,3%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1,2%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0,4%
- Padre Kelmon (PTB) - 0,3%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,2%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,0%
- Eymael (DC) - 0,0%
- Brancos e nulos - 4,2%
- Não sabe/Não respondeu - 4,3%
Veja a evolução dos candidatos a presidente desde o começo do ano
Pesquisa para presidente no 1º turno (espontânea)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41,6%
- Jair Bolsonaro (PL) - 35,3%
- Ciro Gomes (PDT) - 3,1%
- Simone Tebet (MDB) - 3,1%
- Outros candidatos - 0,8%
- Branco e nulos - 4,5%
- Não sabe/Não respondeu - 11,5%
Pesquisa para presidente no 1º turno (estimulada/votos válidos)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 48,3%
- Jair Bolsonaro (PL) - 39,7%
- Ciro Gomes (PDT) - 4,9%
- Simone Tebet (MDB) - 4,7%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1,3%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0,4%
- Padre Kelmon (PTB) - 0,3%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,2%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,0%
- Eymael (DC) - 0,0%
Cenários de segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 50,4%
- Bolsonaro (PL) - 41,2%
- Brancos e nulos - 7,1%
- NS/NR - 1,3%
Lula x Ciro
- Lula (PT) - 48,6%
- Ciro (PDT) - 32%
- Brancos e nulos - 17,2%
- NS/NR - 2,2%
Lula x Tebet
- Lula (PT) - 48,8%
- Tebet (MDB) - 31,4%
- Brancos e nulos - 17,4%
- NS/NR - 2,4%
Ciro x Bolsonaro
- Bolsonaro (PL) - 41%
- Ciro (PDT) - 40,4%
- Brancos e nulos - 16%
- NS/NR - 2,6%
Bolsonaro x Tebet
- Tebet (MDB) - 41,9%
- Bolsonaro (PL) - 40,5%
- Brancos e nulos - 15,1%
- NS/NR - 2,5%
Metodologia da pesquisa CNT/MDA
A pesquisa realizada pelo instituto MDA foi realizada por telefone entre os dias 28 e 30 de setembro de 2022, por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A amostragem é de 2.002 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, com margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02944/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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