Pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas para o governo da Bahia mostrou ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, liderando com folga a disputa, com 55,4% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues, pré-candidato do PT, estava em segundo, com 16,1% e João Roma (Republicanos), ex-ministro da Cidadania, aparecia com 10,1%. Na disputa para o Senado, Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição, apareceu em primeiro, com 32,7% das intenções de voto.
A pesquisa, encomendada pelo próprio instituto, foi realizada entre os dias 19 e 24 de abril e divulgada nesta segunda-feira (25). Confira a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos para o governo e também como está a disputa pela cadeira no Senado.
Pesquisa para o governo da Bahia
Pesquisa estimulada
- ACM Neto (União Brasil) – 55,4%
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 16,1%
- João Roma (PL) – 10,1%
- Kleber Rosa (Psol) - 1,2%
- Giovani Damico (PCB) – 0,5%
- Branco/Nulo/Nenhum – 9,5%
- Não sabe/Não respondeu – 7,2%
Pesquisa espontânea - quando não são apresentadas opções de candidatos
- ACM Neto (União Brasil) – 20,9%
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 5,8%
- João Roma (PL) – 3,8%
- Rui Costa (PT) - 2,9%
- Outros nomes – 0,9%
- Branco/Nulo/Nenhum – 6,7%
- Não sabe/Não respondeu – 59%
Disputa para o Senado na Bahia
O Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores baianos entrevistados em quem votariam para o Senado. O senador Otto Alencar (PSD) apareceu com 32,7% das intenções de voto, em primeiro lugar. João Leão (PP) estava em segundo, com 15,4%. Veja como outros pré-candidatos se saíram.
- Otto Alencar (PSD) – 32,7%
- João Leão (PP)– 15,4%
- Raíssa Soares (PL) – 7%
- Tâmara Azevedo (Psol) – 5,6%
- Branco/Nulo/Não pretende votar – 22,5%
- Não sabe/não respondeu – 16,7%
Metodologia da pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo próprio instituto, ouviu, pessoalmente, 1.820 eleitores baianos entre os dias 19 e 24 de abril. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo BA-06739/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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