Pesquisa eleitoral do instituto Quaest para o governo da Bahia, divulgada nesta quarta-feira (18), mostrou ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, liderando com folga a disputa, com 67% das intenções de voto. O pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, marcava 6% e João Roma (Republicanos), ex-ministro da Cidadania, aparecia com 5%.
A pesquisa, encomendada pelo banco Genial, foi realizada entre os dias 13 e 16 de maio. Confira a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos nos cenários de primeiro e segundo turnos.
Pesquisa para o governo da Bahia: 1º turno
Foram testados dois cenários na pesquisa estimulada – quando o entrevistador cita os nomes dos candidatos ao eleitor – para primeiro turno. Em ambos, ACM Neto lidera. Veja:
Cenário 1
- ACM Neto (União Brasil) – 67%
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 6%
- João Roma (PL) – 5%
- Kleber Rosa (PSOL) – 1%
- Giovani Damico (PCB) – 0
- Branco/Nulo/Não vai votar – 12%
- Indecisos – 8%
Cenário 2
- ACM Neto (União Brasil) – 70%
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 8%
- Kleber Rosa (PSOL) – 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 12%
- Indecisos – 7%
Pesquisa para o governo da Bahia: 2º turno
Foram testados três cenários na pesquisa estimulada – quando o entrevistador cita os nomes dos candidatos ao eleitor – para segundo turno. Confira os números:
ACM Neto x Jerônimo Rodrigues
- ACM Neto (União Brasil) – 73%
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 11%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 11%
- Indecisos – 5%
ACM Neto x João Roma
- ACM Neto (União Brasil) – 73%
- João Roma (PL) – 10%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 11%
- Indecisos – 9%
João Roma x Rodrigues
- João Roma (PL) – 24%
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 22%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 41%
- Indecisos – 14%
Metodologia da pesquisa
O instituto Quaest entrevistou pessoalmente 1.140 eleitores do estado da Bahia entre os dias 13 e 16 de março. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco Genial e está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo BA-03239/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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