Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar, com 47% das intenções de voto no primeiro turno, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 32%, a um mês e meio da realização da eleição presidencial.
Em relação ao levantamento anterior, de julho, Lula manteve o mesmo patamar de 47% enquanto Bolsonaro aumentou três pontos percentuais, de 29% para 32%.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 2%. Todos os demais candidatos juntos somam 1% das intenções de voto. Brancos ou nulos são 6% (mesmo valor do último levantamento), enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 2% dos votos (em julho, 3%).
Pesquisa estimulada para presidente: 1º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Felipe d'Avila (Novo): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Eymael (DC): 0%
- Branco ou nulo: 6%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Pesquisa espontânea para presidente: 1º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 40%
- Jair Bolsonaro (PL): 28%
- Ciro Gomes (PDT): 2%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Outros: 2%
- Branco ou nulo: 6%
- Não sabe: 22%
Votos válidos: 1º turno
* Sem contabilizar nulos, brancos e indecisos
- Lula (PT): 51%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (PROS): 1%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Felipe d'Avila (NOVO): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Eymael (DC): 0%
Metodologia da pesquisa Datafolha
O Datafolha entrevistou 5.744 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto em 281 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-09404/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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