Pesquisa eleitoral do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26) pelo jornal Folha de S. Paulo, mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 27%. Ciro Gomes (PDT) apareceu com 7%.
Confira abaixo todos os resultados da pesquisa estimulada para primeiro e segundo turnos da disputa presidencial
Pesquisa eleitoral para presidente: 1º turno
Cenário 1
- Lula (PT) – 48%
- Jair Bolsonaro (PL) – 27%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- André Janones (Avante) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Pablo Marçal (Pros) – 1%
- Felipe d’Avila (Novo) – 0%
- Leonardo Péricles (UP) – 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Eymael (Democracia Cristã) - 0%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0%
- General Santos Cruz (Podemos) - 0%
- Nenhum/branco/nulo - 7%
- Não sabem – 4%
Pesquisa Espontânea
- Lula (PT) – 38%
- Jair Bolsonaro (PL) – 22%
- Ciro Gomes (PDT) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- André Janones - 0%
- Outros - 3%
- Nenhum/branco/nulo - 5%
- Não sabem – 29%
Votos válidos no 1º turno
- Lula (PT): 54%
- Bolsonaro (PL): 30%
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) – 58%
- Bolsonaro (PL) – 33%
- Nenhum/branco/nulo – 8%
- Não sabem – 1%
Bolsonaro x Ciro
- Ciro (PDT) – 52%
- Bolsonaro (PL) – 36%
- Nenhum/branco/nulo – 10%
- Não sabem – 2%
Lula x Ciro
- Lula (PT) – 55%
- Ciro (PDT) – 29%
- Nenhum/branco/nulo – 15%
- Não sabem – 1%
Metodologia da pesquisa
O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-05166/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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