Pesquisa do instituto Datafolha para o governo de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (7), mostra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. O ex-governador Márcio Franca (PSB) vem logo depois, com 20%, seguido do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 10%.
A pesquisa estimulada foi realizada nos dias 5 e 6 de abril, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos nos dois cenários de primeiro turno pesquisados pelo Datafolha:
Pesquisa estimulada para governador de São Paulo: 1º turno
Cenário 1
- Fernando Haddad (PT) – 29%
- Márcio França (PSB) – 20%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 10%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 6%
- Felicio Ramuth (PSD) – 2%
- Vinícius Poit (Novo) – 2%
- Abraham Weintraub (Brasil 35) – 1%
- Altino Júnior (PSTU): 1%
- Branco/Nulo/Não pretende votar – 23%
- Indecisos – 7%
Cenário 2 (sem Márcio França)
- Fernando Haddad (PT) – 35%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 11%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 11%
- Felicio Ramuth (PSD) – 3%
- Vinícius Poit (Novo) – 2%
- Altino Júnior (PSTU) – 2%
- Abraham Weintraub (Brasil 35) – 1%
- Branco/Nulo/Não pretende votar – 26%
- Indecisos – 7%
Metodologia da pesquisa
O Datafolha entrevistou pessoalmente 1.806 eleitores de 62 cidades do estado de São Paulo entre os dias 5 e 6 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-03189/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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