Pesquisa estimulada do instituto Datafolha para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (7), traz o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) com 22% das intenções de voto, numericamente a frente do segundo colocado, o atual governador Claudio Castro (PL), que tem 18%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de abril
O levantamento foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo. Confira a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos nos dois cenários de primeiro turno que foram pesquisados:
Pesquisa para governador do RJ: 1º turno
Cenário 1
- Marcelo Freixo (PSB) - 22%
- Cláudio Castro (PL) - 18%
- Rodrigo Neves (PDT) - 7%
- Eduardo Serra (PCB) - 5%
- Cyro Garcia (PSTU) - 4%
- Felipe Santa Cruz (PSD) - 3%
- Paulo Ganime (Novo) - 2%
- Branco/nulo - 33%
- Não sabe/não respondeu - 2%
Cenário 2
- Marcelo Freixo (PSB) - 18%
- Cláudio Castro (PL) - 14%
- Anthony Garotinho (União Brasil) - 7%
- Rodrigo Neves (PDT) - 5%
- Eduardo Serra (PCB) - 4%
- General Santos Cruz (Podemos) - 4%
- Cyro Garcia (PSTU) - 3%
- André Cecicliano (PT) - 2%
- Felipe Santa Cruz (PSD) - 2%
- Paulo Ganime (Novo) - 1%
- Branco/nulo - 30%
- Não sabe/não respondeu - 9%
Metodologia da pesquisa
O Datafolha entrevistou 1.218 eleitores em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 5 e 7 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e está registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-05998/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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