Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (18), apresenta o atual governador Romeu Zema (Novo) na liderança das intenções de voto com 47%. Na sequência aparecem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) com 23% das intenções de votos e o senador Carlos Viana (PL) com 5%.
Intenção de voto para o governo de Minas Gerais
Primeiro turno: estimulada
- Romeu Zema (Novo) – 47%
- Alexandre Kalil (PSD) – 23%
- Carlos Viana (PL) – 5%
- Vanessa Portugal (PSTU) - 2%
- Renata Regina (PCB) - 2%
- Lourdes Francisco (PCO) - 1%
- Marcus Pestana (PSDB) - 1%
- Lorene Figueiredo (Psol) - 1%
- Cabo Paulo Tristão (PMB) - 1%
- Indira Xavier (UP) - 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 9%
- Indecisos – 9%
Simulação de segundo turno
- Romeu Zema (Novo) – 56%
- Alexandre Kalil (PSD) – 33%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 7%
- Indecisos – 3%
Intenção de voto para o Senado de Minas Gerais
Estimulada
- Cleitinho Azevedo (PSC) - 12%
- Alexandre Silveira (PSD) - 5%
- Sara Azevedo (Psol) - 5%
- Bruno Miranda (PDT) - 5%
- Pastor Altamiro Alves (PTB) - 5%
- Marcelo Aro (PP) - 3%
- Irani Gomes (PRTB) - 3%
- Marcelo Álvaro Antônio - 3%
- Gilson Reis (PCdoB) - 2%
- Dirlene Marques (PSTU) - 1%
- Naomi Coura (PCO) - 1%
- Branco/Nulo/Nenhum – 28%
- Indecisos – 27%
Metodologia da pesquisa Datafolha
O Datafolha entrevistou 1.216 pessoas, entre os dias 16 e 18 de agosto, em 60 municípios de Minas Gerais. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número MG-06603/2022. A pesquisa foi contratada pela Folha de São Paulo e a TV Globo.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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