Pesquisa eleitoral Datafolha sobre a disputa pelo governo de Minas Gerais, divulgada nesta quinta-feira (1º), traz o atual governador e candidato à reeleição Romeu Zema (Novo) na liderança das intenções de voto com 52%. Em segundo lugar vem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) com 22%. Votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam o questionário marcaram 7%.
Zema subiu cinco pontos percentuais em relação ao último levantamento, divulgado em 18 de agosto, enquanto Kalil oscilou um para baixo, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos. Em um eventual segundo turno, Zema venceria Kalil por 59% a 31%.
O Datafolha ainda apurou a preferência do eleitor mineiro para a única vaga em disputa no Senado Federal pelo estado. O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) aparece com 14% das intenções de voto, seguido pelo atual senador Alexandre Silveira (PSD), que tem 9%, e por Marcelo Aro (PP), com 7%.
Intenção de voto para o governo de Minas Gerais
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)
- Romeu Zema (Novo) – 52% (+5 p.p)
- Alexandre Kalil (PSD) – 22% (-1 p.p)
- Carlos Viana (PL) – 4% (-1 p.p)
- Vanessa Portugal (PSTU) - 2% (não variou)
- Cabo Paulo Tristão (PMB) - 1% (não variou)
- Lorene Figueiredo (Psol) - 1% (não variou)
- Marcus Pestana (PSDB) - 1% (não variou)
- Renata Regina (PCB) - 1% (-1 p.p)
- Indira Xavier (UP) - 0% (não variou)
- Branco/nulo – 8% (-1 p.p)
- Não sabe/não respondeu – 7% (-2 p.p)
Simulação de 2º turno
Cenário único
- Romeu Zema (Novo) – 59% (+3 p.p)
- Alexandre Kalil (PSD) – 31% (-2 p.p)
- Branco/nulo – 6% (-1 p.p)
- Não sabe/não respondeu – 4% (+1 p.p)
Intenção de voto para o Senado de Minas Gerais
Estimulada
- Cleitinho Azevedo (PSC) - 14%
- Alexandre Silveira (PSD) - 9%
- Marcelo Aro (PP) - 7%
- Bruno Miranda (PDT) - 6%
- Sara Azevedo (Psol) - 6%
- Pastor Altamiro Alves (PTB) - 5%
- Irani Gomes (PRTB) - 3%
- Dirlene Marques (PSTU) - 1%
- Naomi de Almeida (PCO) - 0%
- Branco/nulo – 24%
- Não sabe/não respondeu – 24%
Metodologia das pesquisas Datafolha citadas
O Datafolha entrevistou 1.212 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 62 cidades mineiras. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número MG-03654/2022. A pesquisa foi contratada pela Folha de São Paulo e a TV Globo.
O Datafolha entrevistou 1.216 pessoas, entre os dias 16 e 18 de agosto, em 60 municípios de Minas Gerais. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número MG-06603/2022. A pesquisa foi contratada pela Folha de São Paulo e a TV Globo.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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