Nova pesquisa Datafolha realizada em Minas Gerais, divulgada nesta sexta-feira (1º), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 28%.
O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro, com 8%, seguido de André Janones (Avante) com 3% e Simone Tebet (MDB) com 2%.Votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representaram 4% do levantamento.
Pesquisa estimulada - 1º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 48%
- Jair Bolsonaro (PL) - 28%
- Ciro Gomes (PDT) - 8%
- André Janones (Avante) - 3%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Brancos e nulos - 6%
- Não sabem ou não responderam - 4%
Não pontuaram no levantamento os pré-candidatos: Felipe D'Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), e General Santos Cruz (Podemos).
Pesquisa espontânea para presidente entre os eleitores de Minas Gerais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 37%
- Jair Bolsonaro (PL) - 25%
- Ciro Gomes (PDT) - 2%
- Não sabem - 28%
Índice de rejeição entre pré-candidatos ao Planalto em Minas Gerais
O Datafolha perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Neste item a resposta dos entrevistados pode ser múltipla.
- Jair Bolsonaro (PL) - 55%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 36%
- Ciro Gomes (PDT) - 28%
- General Santos Cruz (Podemos) - 14%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 12%
- Simone Tebet (MDB) - 12%
- Vera Lúcia (PSTU) - 12%
- André Janones (Avante) - 12%
- Sofia Manzano (PCB) - 11%
- Pablo Marçal (Pros) - 10%
- Eymael (DC) - 10%
- Leonardo Péricles (UP) - 9%
- Rejeita todos - 2%
- Não rejeita nenhum - 1%
- Não sabem - 4%
Metodologia da pesquisa
O Datafolha entrevistou 1.204 pessoas por entrevista, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em 52 municípios de Minas Gerais. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-07688/2022 e BR-08684/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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