Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar, com 45% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 32%, a pouco mais de um mês da realização do primeiro turno da eleição presidencial. Cerca de 76% dos entrevistados disseram já estar decididos sobre o seu voto e 24% responderam que ainda podem mudar.
Em relação ao levantamento Datafolha anterior, do dia 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. Já Bolsonaro manteve os mesmos 32%. A diferença entre os dois é de 13 pontos, contra 15 da última pesquisa.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9% e Simone Tebet (MDB) com 5%, que cresceu três pontos na comparação com o levantamento anterior. Brancos ou nulos são 4%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 2% dos votos. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Pesquisa estimulada para presidente da República - 1º turno
Quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45% (-2 p.p) *
- Jair Bolsonaro (PL) - 32% (não variou)
- Ciro Gomes (PDT) - 9% (+2 p.p)
- Simone Tebet (MDB) - 5% (+3 p.p)
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1% (+1 p.p)
- Pablo Marçal (Pros) - 1% (+1 p.p)
- Felipe d'Avila (Novo) - 1% (não variou)
- Vera Lúcia (PSTU) - 0% (não variou)
- Sofia Manzano (PCB) - 0% (não variou)
- Eymael (DC) - 0% (não variou)
- Léo Péricles (UP) - 0% (não variou)
- Roberto Jefferson (PTB) - 0% (não variou)
- Branco/nulo - 4% (-2 p.p)
- Não sabe/não respondeu - 2% (não variou)
(*) Variação em relação à pesquisa anterior, do dia 18 de agosto
Evolução dos candidatos no 1º turno estimulado
Pesquisa espontânea para presidente: 1º turno
Quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 40%
- Jair Bolsonaro (PL) - 29%
- Ciro Gomes (PDT) - 4%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Outros - 1%
- Branco/nulo - 5%
- Não sabe/não respondeu: 17%
Simulação de 2º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 53% (-1 p.p)
- Jair Bolsonaro (PL) - 38% (não variou)
- Branco/nulo - 8%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Votos válidos: 1º turno
* Sem contabilizar nulos, brancos e indecisos
- Lula (PT): 48%
- Jair Bolsonaro (PL): 39%
- Ciro Gomes (PDT): 10%
- Simone Tebet (MDB): 5%
Taxa de rejeição
- Jair Bolsonaro (PL) - 52%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 39%
- Ciro Gomes (PDT) - 24%
- Roberto Jefferson (PTB) - 20%
- Vera Lúcia (PSTU) - 15%
- Felipe d'Avila (Novo) - 14%
- Simone Tebet (MDB) - 14%
- Léo Péricles (UP) - 14%
- Pablo Marçal (Pros) - 14%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 13%
- Sofia Manzano (PCB) - 13%
- Eymael (DC) - 12%
- Rejeita todos - 1%
- Votaria em qualquer um - 1%
- Não sabe - 3%
Avaliação do governo Bolsonaro
- Ótimo/bom - 31%
- Regular - 27%
- Ruim/péssimo - 42%
Metodologia das pesquisas Datafolha citadas
O Datafolha entrevistou 5.734 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 285 municípios brasileiros. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00433/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O Datafolha anterior entrevistou 5.744 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto em 281 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-09404/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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