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Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Divulgação/Band

Pesquisa Datafolha entre eleitores da Bahia e divulgada nesta quarta-feira (14) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar, com 62% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 20%, a pouco menos de um mês da realização do primeiro turno da eleição presidencial.

Em relação ao levantamento anterior do Datafolha, divulgado em 24 de agosto, Lula subiu um ponto percentual, enquanto Bolsonaro se manteve com a mesma pontuação. A diferença entre os dois é de 40 pontos, contra 41 da última pesquisa.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7%, e Simone Tebet (MDB) com 3%. Brancos ou nulos são 4%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 4% dos votos.

Pesquisa estimulada para presidente da República - 1º turno

Quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 62%
  • Jair Bolsonaro (PL): 20%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 3%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
  • Vera Lúcia (PSTU): 1%
  • Felipe d'Avila (Novo): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Padre Kelman (PTB): 0%
  • Branco/nulo: 4%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Metodologia da pesquisa Datafolha

A pesquisa eleitoral do Datafolha entrevistou 1.212 pessoas presencialmente, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números BA-05325/2022 e BR-07455/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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