Pesquisa Datafolha com eleitores da Bahia sobre a corrida presidencial, e divulgada nesta quarta-feira (21), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar, com 62% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 20%, a duas semanas da realização do primeiro turno.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7%, e Simone Tebet (MDB) com 3%. Brancos ou nulos são 4%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 2% dos votos. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Intenção de voto para presidente da República na Bahia
Primeiro turno: estimulada
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 62%
- Jair Bolsonaro (PL) - 20%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- Simone Tebet (MDB) - 3%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Eymael (DC) - 0%
- Léo Péricles (UP) - 0%
- Padre Kelmon (PTB) - 0%
- Branco/nulo: 4%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Metodologia da pesquisa Datafolha
O Datafolha entrevistou 1.526 pessoas presencialmente, entre os dias 19 e 21 de setembro em 82 cidades da Bahia. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-09822/2022. A pesquisa foi contratada pelo grupo Metrópole.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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