Levantamento Datafolha sobre a corrida presidencial com eleitores de São Paulo, divulgado nesta sexta-feira (7), traz o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 46% das intenções de voto para o segundo turno. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nota da redação: No primeiro turno, o Datafolha apresentou divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 41% das intenções de votos totais (contando com brancos, nulos e indecisos) no estado, e que Bolsonaro tinha 37%. A margem de erro era de 2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas, porém, revelou um cenário bem diferente: Bolsonaro fez 47,71% dos votos válidos no estado e Lula obteve 40,89%. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto para a Presidência da República em SP (estimulada - votos totais)
- Jair Bolsonaro (PL) - 46%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 44%
- Nulo/branco/nenhum - 8%
- Não sabe/não respondeu - 2%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Globo ao Datafolha entrevistou 1.806 eleitores paulistas, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-09303/2022.
A pesquisa divulgada em 1º de outubro também foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Globo. Ela é um recorte da pesquisa nacional feita na mesma ocasião, em que foram entrevistados 12,8 mil eleitores de todo o país entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-00245/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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