Pesquisa eleitoral Datafolha para o governo de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (29), traz Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, a três dias do primeiro turno das eleições. Na sequência vêm Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 26%, e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição, com 18%. Votos brancos e nulos somam 8%, mesmo índice dos indecisos.
Haddad oscilou um ponto percentual para cima em relação ao último levantamento, divulgado em 22 de setembro, enquanto Garcia variou um ponto para baixo. As duas movimentações ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Já Freitas cresceu três pontos, reduzindo a diferença para o candidato petista de 11 para 9 pontos.
A pesquisa aponta para uma tendência de segundo turno entre Haddad e Freitas. O Datafolha simulou como seria um segundo turno entre eles hoje: o candidato petista venceria por 48% a 40%.
O Datafolha ainda apurou com os eleitores paulistas a intenção de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal. O ex-governador Márcio França (PSB) aparece à frente com 34%, seguido pelo ex-ministro Marcos Pontes (PL), com 21%. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Intenção de voto para o governo de São Paulo
Primeiro turno: estimulada
- Fernando Haddad (PT) – 35% (+1 p.p)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 26% (+3 p.p)
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 18% (-1 p.p)
- Gabriel Colombo (PCB) – 1% (não oscilou)
- Carol Vigliar (UP) - 1% (não oscilou)
- Vinicius Poit (Novo) – 1% (+1 p.p)
- Elvis Cezar (PDT) – 1% (não oscilou)
- Edson Dorta (PCO) - 1% (não oscilou)
- Altino Junior (PSTU) – 0% (não oscilou)
- Antônio Jorge (DC) - 0% (-1 p.p)
- Branco/nulo – 8% (-3 p.p)
- Não sabe/não respondeu – 8% (-1 p.p)
Votos válidos
* Sem contabilizar os votos brancos, nulos e indecisos
- Fernando Haddad (PT) – 41%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 31%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 22%
- Gabriel Colombo (PCB) – 1%
- Carol Vigliar (UP) - 1%
- Vinicius Poit (Novo) – 1%
- Elvis Cezar (PDT) – 1%
- Edson Dorta (PCO) - 1%
- Antônio Jorge (DC) - 1%
- Altino Junior (PSTU) – 0%
Simulação de 2º turno
Cenário 1
- Fernando Haddad (PT) – 45%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 40%
- Branco/nulo – 12%
- Não sabe/não respondeu – 3%
Cenário 2
- Fernando Haddad (PT) – 48%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 40%
- Branco/nulo – 9%
- Não sabe/não respondeu – 3%
Intenção de voto para o Senado em SP
Estimulada
- Márcio França (PSB) - 34%
- Marcos Pontes (PL) - 21%
- Janaina Paschoal (PRTB) - 4%
- Aldo Rebelo (PDT) - 3%
- Edson Aparecido (MDB) - 3%
- Vivian Mendes (Unidade Popular) - 2%
- Antônio Carlos (PCO) - 2%
- Prof. Tito Bellini (PCB) - 1%
- Ricardo Mellão (Novo) - 1%
- Dr. Azkoul (DC) - 0%
- Mancha Coletivo Socialista (PSTU) - 0%
- Branco/nulo - 13%
- Não sabe/não respondeu - 15%
Metodologia das pesquisas citadas
O Datafolha entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro de 2022 em 85 municípios paulistas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número SP-07547/2022. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo.
Já na pesquisa de 22 de setembro, o Datafolha entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 20 e 22 de setembro de 2022 em 86 municípios paulistas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número SP-07041/2022. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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