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Datena (PSC), Márcio França (SPB) e Sergio Moro (União Brasil) são alguns dos nomes cotados para disputar o Senado Federal por São Paulo| Foto: Marcos Corrêa/PR; Governo do Estado de São Paulo; Rodrigo Sierpinski/Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral Genial/Quaest no estado de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (12), mostrou o apresentador José Luiz Datena (PSC) com 28% das intenções de voto para o Senado, seguido pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). Marcio França – que é pré-candidato ao governo do estado pelo PSB, mas que pode desistir para apoiar a candidatura de Fernando Haddad – estava em terceiro, com 11%. Veja a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos testados na pesquisa Genial/Quaest em São Paulo para o Senado.

  • José Luiz Datena (PSC) - 28%
  • Sergio Moro (União Brasil) - 16%
  • Marcio França (PSB) - 11%
  • Marina Silva (Rede) - 10%
  • Paulo Skaf (Republicanos) - 10%
  • Janaina Paschoal (PRTB) - 5%
  • Professor Hoc (Podemos) - 1%
  • Ricardo Mellão (Novo) - 1%
  • Indecisos - 6%
  • Nenhum/branco/nulo - 13%

Metodologia da pesquisa

A Quaest entrevistou 1.640 eleitores do estado de São Paulo entre os dias 6 e 9 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pelo Banco Genial e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo SP-00620/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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