Pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (25), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 36%.
Na comparação com a pesquisa divulgada pela Exame/Ideia no mês de julho, a diferença entre Lula e Bolsonaro caiu de 11 para 8 pontos percentuais. Enquanto o petista se manteve estável com 44% das intenções de voto, Bolsonaro subiu três pontos de 33% para 36%.
Esse crescimento de Bolsonaro nas intenções de voto está no limite de margem de erro do levantamento Exame/Ideia, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe d'Avila (Novo), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) somaram 1%, enquanto os demais candidatos pontuaram abaixo dessa marca;
Pesquisa Exame/Ideia para presidente: 1º turno
Pesquisa estimulada (com lista de candidatos)
- Lula (PT) – 44%
- Jair Bolsonaro (PL) – 36%
- Ciro Gomes (PDT) – 9%
- Simone Tebet (MDB) – 4%
- Felipe d’Avila (Novo) – 1%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Léo Péricles (UP) - 0,2%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 0,1%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
- Eymael (DC) – 0,1%
- Roberto Jefferson (PTB) - 0,1%
- Nenhum/branco/nulo - 2%
- Não sabem – 3%
Pesquisa espontânea (sem lista de candidatos)
- Lula (PT) – 33%
- Jair Bolsonaro (PL) – 30%
- Ciro Gomes (PDT) – 3%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,4%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,1%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
- Luiz Felipe d’Avila (Novo) – 0,1%
- Soraya Thronicke (União Brasil) – 0,1%
- Outros - 0,2%
- Nenhum/branco/nulo - 7%
- Não sabem – 24%
Pesquisa Exame/Ideia para presidente: 2º turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) – 49%
- Jair Bolsonaro (PL) – 40%
- Branco/nulo - 7%
- Não sabem – 4%
Lula x Tebet
- Lula (PT) – 46%
- Simone Tebet (MDB) – 26%
- Branco/nulo - 24%
- Não sabem – 4%
Lula x Ciro
- Lula (PT) – 43%
- Ciro Gomes (PDT) – 31%
- Branco/nulo - 22%
- Não sabem – 4%
Bolsonaro x Tebet
- Jair Bolsonaro (PL) – 40%
- Simone Tebet (MDB) – 25%
- Branco/nulo - 27%
- Não sabem – 8%
Bolsonaro x Ciro
- Jair Bolsonaro (PL) – 38%
- Ciro Gomes (PDT) – 34%
- Branco/nulo - 18%
- Não sabem – 10%
Veja a evolução dos presidenciáveis nas pesquisas Exame/Ideia
Rejeição dos pré-candidatos a presidente
A pesquisa Exame/Ideia ainda avaliou com os eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum para presidente da República. Bolsonaro e Lula apresentam os níveis mais altos de rejeição.
- Jair Bolsonaro (PL) – 45%
- Lula (PT) – 42%
- Ciro Gomes (PDT) – 19%
- Vera Lúcia (PSTU) - 12%
- Léo Péricles (UP) - 12%
- Simone Tebet (MDB) – 11%
- Sofia Manzano (PCB) - 7%
- Roberto Jefferson (PTB) – 7%
- José Maria Eymael (DC) - 6%
- Luiz Felipe d’Avila (Novo) – 6%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 6%
- Pablo Marçal (Pros) - 6%
- Não rejeitam nenhum - 4%
- Não sabem – 5%
Metodologia da pesquisa Exame/Ideia
O instituto Ideia entrevistou, por telefone (fixos residenciais e celulares), 1.500 eleitores entre os dias 19 e 24 de agosto. O levantamento foi contratado pela revista Exame e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02405/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa completa pode ser baixada em PDF neste link.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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