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Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)
Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)| Foto: Alan Santos/PR e Reprodução/Facebook

Levantamento da Exame/Ideia para a corrida presidencial com os eleitores do Rio de Janeiro, divulgado nesta quinta-feira (22), mostrou empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula aparece numericamente à frente com 41% das intenções de voto e Bolsonaro soma 39%.

Na sequência do levantamento da Exame/Ideia aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 8% das intenções de voto e as senadora Simone Tebet (MDB) com 4%. Votos brancos e nulos somaram 2%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam o questionamento também marcaram 2%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Intenção de voto para a Presidência da República no Rio de Janeiro

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 39%
  • Ciro Gomes (PDT) - 8%
  • Simone Tebet (MDB) - 4%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%
  • Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 1%
  • Eymael (DC) - 1%
  • Sofia Manzano (PCB) - 1%
  • Leonardo Péricles (UP) - 1%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,3%
  • Padre Kelmon (PTB) - 0,1%
  • Nulo/branco/nenhum - 2%
  • Não pretende votar - 2%

Metodologia da pesquisa Exame/Ideia

A pesquisa eleitoral encomendada pela Exame para o Instituto Ideia entrevistou 1 mil pessoas por telefone, entre os dias 16 e 21 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-00586/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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