Pesquisa Exame/Ideia em São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados na disputa presidencial no estado, com vantagem numérica para o petista. Lula aparecia com 39% das intenções de voto e Bolsonaro, com 35%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Os demais pré-candidatos não chegaram aos dois dígitos. Veja o resultado a seguir. A pesquisa também mostrou os cenários da disputa para o governo e para o Senado em SP.
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 39%
- Jair Bolsonaro (PL) - 35%
- Ciro Gomes (PDT) - 6%
- Simone Tebet (MDB) - 4%
- André Janones (Avante) - 1%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 1%
- Sofia Manzano (PCB) - 1%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Leonardo Péricles (UP) - 1%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Eymael (DC) - 0,3%
- Brancos e Nulos - 3%
- Não sabem - 8%
Pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados ao eleitor)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 31%
- Jair Bolsonaro (PL) - 30%
- Ciro Gomes (PDT) - 3%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- João Doria (PSDB) - 1%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 1%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,4%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,4%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0,4%
- André Janones (Avante) - 0,3%
- Brancos e Nulos - 14%
- Não sabem - 18%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi contratada pela revista Exame. Foram ouvidas, por telefone, 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04855/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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