Pesquisa eleitoral em MG| Foto: Gazeta do Povo
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Pesquisa Genial/Quaest para o governo de Minas Gerais, divulgada pela CNN Brasil nesta sexta-feira (8), mostrou o atual governador do estado, Romeu Zema (Novo), na liderança da disputa, com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar estava Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, com 26%. O senador Carlos Viana (PL) marcou 2%. Confira a seguir os cenários de primeiro e segundo turnos.

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Pesquisa para 1º turno - cenário 1

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  • Romeu Zema (Novo) – 44%
  • Alexandre Kalil (PSD) – 26%
  • Carlos Viana (PL) – 2%
  • Vanessa Portugal (PSTU) – 1%
  • Renata Regina (PCB) – 1%
  • Miguel Corrêa (PDT) – 1%
  • Marcus Pestana (PSDB) – 1%
  • Lorene Figueiredo (PSOL) 1 – %
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 9%
  • Indecisos – 15%

Pesquisa para 1º turno - cenário 2

  • Romeu Zema (Novo) – 46%
  • Alexandre Kalil (PSD) – 29%
  • Carlos Viana (PL) – 5%
  • Indecisos – 12%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 8%
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Pesquisa para 2º turno - cenário 1

  • Romeu Zema (Novo) – 50%
  • Alexandre Kalil (PSD) – 34%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 7%
  • Indecisos – 9%

Pesquisa para 2º turno - cenário 2

  • Romeu Zema (Novo) – 61%
  • Carlos Viana (PL) – 15%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 14%
  • Indecisos – 10%

Metodologia da pesquisa

A Quaest entrevistou, face a face, 1.480 pessoas entre os dias 2 e 5 de julho de 2022. A pesquisa, encomendada pelo Banco Genial, tem uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-00322/2022 e BR-01319/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

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Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.