Levantamento da Genial/Quaest para a corrida presidencial com os eleitores de Minas Gerais, divulgado nesta sexta-feira (12), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da pesquisa com 42% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação com 33%.
Na comparação com o levantamento divulgado pela Genial/Quaest no mês de julho, a diferença entre os candidatos caiu de 18% para 9%. Lula oscilou de 46% para 42%, enquanto Bolsonaro subiu de 28% para 33%.
Na sequência do levantamento da Genial/Quaest aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 6% das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB) com 1%. Votos brancos e nulos, bem como eleitores indecisos somam 16%.
Intenção de voto para a Presidência da República em Minas Gerais
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42%
- Jair Bolsonaro (PL) - 33%
- Ciro Gomes (PDT) - 6%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 0%
- Eymael (DC) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Roberto Jefferson (PTB) - 0%
- Nulo/branco/nenhum - 9%
- Não sabe/não respondeu - 7%
Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 31%
- Jair Bolsonaro (PL) - 26%
- Ciro Gomes (PDT) - 1%
- Outros candidatos - 1%
- Nulo/branco/nenhum - 2%
- Não sabe/não respondeu - 39%
Metodologia da pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa eleitoral contratada pela Genial Investimentos e divulgada pela Quaest Pesquisa e Consultoria entrevistou 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 6 e 9 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-09990/2022 e BR-08299/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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