Levantamento da Genial/Quaest em São Paulo para a corrida presidencial, divulgado nesta quinta-feira (7), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da pesquisa, com 37% das intenções de voto, seguido pelo presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.
Na sequência do levantamento aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9% dos votos válidos, e Simone Tebet (MDB), com 3%.
Intenção de voto para a presidência em São Paulo
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 37%
- Jair Bolsonaro (PL) - 32%
- Ciro Gomes (PDT) - 9%
- Simone Tebet (MDB) - 3%
- André Janones (Avante) - 1%
- Felipe d'Avila (Novo) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Eymael (DC) - 1%
- Luciano Bivar (União) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Brancos/nulo/nenhum - 9%
- Não sabe - 5%
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 2
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 40%
- Jair Bolsonaro (PL) - 33%
- Ciro Gomes (PDT) - 13%
- Brancos/nulo/nenhum - 10%
- Não sabe - 3%
Segundo turno: estimulada
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 46%
- Jair Bolsonaro (PL) - 37%
- Brancos/nulo/nenhum - 14%
- Não sabe - 3%
Avaliação do governo Bolsonaro em São Paulo
O levantamento também mostrou que 45% dos eleitores entrevistados desaprovam o governo Jair Bolsonaro. Os que aprovam somaram 28%, e os que não responderam registraram 1%. Ainda na avaliação de governo, 24% acharam regular.
Metodologia das pesquisas
A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ao Instituto Quaest entrevistou 1.640 pessoas, entre os dias 1º de julho e 4 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-03964/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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