Pesquisa do Instituto Gerp com eleitores do estado do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra o atual governador, Cláudio Castro (PL), com 26% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que tinha 16%. Rodrigo Neves, candidato do PDT, aparece com 8%. A margem de erro é de 2,58% para os resultados gerais.
O Gerp também mensurou intenções de voto para o Senado no estado. Romário (PL) aparece à frente com 27%, seguido do deputado federal Alessandro Molon (PSB) com 12% e do ex-deputado federal Cabo Daciolo (PDT), que soma 10%. Veja os resultados completos:
Intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro
- Cláudio Castro (PL) - 26%
- Marcelo Freixo (PSB) - 16%
- Rodrigo Neves (PDT) - 8%
- Wilson Witzel (PMB) - 5%
- Cyro Garcia (PSTU) - 3%
- Paulo Ganime (Novo) - 1%
- Eduardo Serra (PCB) - 1%
- Juliete Pantoja (UP) - 0%
- Luiz Eugênio Honorato (PCO) - 0%
- Nenhum - 22%
- Indecisos - 18%
Intenção de voto para o Senado no Rio de Janeiro
- Romário (PL)– 27%
- Alessandro Molon (PSB) – 12%
- Cabo Daciolo (PDT) – 10%
- Daniel Silveira (PTB) – 8%
- Clarissa Garotinho (Pros) – 8%
- André Ceciliano (PT) – 3%
- Professor Helvio Costa de Oliveira (DC) - 1%
- Raul Bittencourt (UP) - 1%
- Marcelo Itagiba (Avante) - 0%
- Bárbara Sinedino (PSTU) - 0%
- Nenhum - 16%
- Indecisos – 14%
Metodologia da pesquisa
A Gerp entrevistou 1.500 eleitores do estado do do Rio de Janeiro entre os dias 15 e 18 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,58 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,55%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo RJ-04222/2022 e foi feita com recursos próprios. O relatório completo está disponível, em PDF, neste link.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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