Em 19 dos 26 estados brasileiros, e no Distrito Federal, governadores buscam a reeleição daqui a pouco mais de duas semanas. Segundo pesquisas eleitorais divulgadas entre 20 de agosto e 12 de setembro, a disputa está acirrada em ao menos dez estados, enquanto a decisão caminha para ser definida já no primeiro turno em outros nove.
Os governadores que devem disputar o segundo turno das eleições segundo os institutos de pesquisa são, por ordem alfabética:
- Antônio Denarium (PP), em Roraima;
- Carlos Brandão (PSB), no Maranhão;
- Carlos Moisés (Republicanos), em Santa Catarina;
- Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro;
- Eduardo Leite (PSDB), no Rio Grande do Sul;
- João Azevêdo (PSB), na Paraíba;
- Marcos Rocha (União Brasil), em Rondônia;
- Paulo Dantas (MDB), em Alagoas;
- Wanderlei Barbosa (Republicanos), no Tocantins; e
- Wilson Lima (União Brasil) no Amazonas.
Já os governadores que aparecem nas pesquisas com chances de decidirem a eleição já no primeiro turno são:
- Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte
- Gladson Cameli (PP), no Acre;
- Helder Barbalho (MDB), no Pará;
- Ibaneis Rocha (MDB), no Distrito Federal;
- Mauro Mendes (União Brasil), no Mato Grosso;
- Ratinho Junior (PSD), no Paraná;
- Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo;
- Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais; e
- Ronaldo Caiado (União Brasil), em Goiás.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), é o único dos 20 chefes do Executivo estadual que buscam à reeleição que não está entre os dois primeiros colocados nas pesquisas eleitorais divulgadas nesse período.
Confira abaixo os cenários para as disputas com os governadores que buscam à reeleição (as metodologias estão ao fim da matéria).
São Paulo
Levantamentos do Paraná Pesquisas e da Quaest apontam uma disputa polarizada entre três candidatos em São Paulo: o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB).
A pesquisa da Quaest mostra Haddad à frente com 33% das intenções de voto, seguido por Tarcísio com 20% e Garcia com 15%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
Já o Paraná Pesquisas apresenta Haddad com 31,2%, Tarcísio com 25,2% e Garcia com 17,3%. Para essa pesquisa, a margem de erro é de 2,3 pontos.
Minas Gerais
Pesquisas divulgadas pelo Ipec e pela Quaest apontam cenário favorável à reeleição do atual governador, Romeu Zema (Novo), em disputa polarizada contra o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).
A pesquisa da Quaest apresenta Zema à frente com 47% das intenções de voto, contra 28% de Kalil. Já no levantamento do Ipec, Zema também marca 47% das intenções de voto e Kalil aparece com 31%.
Rio de Janeiro
Pesquisas divulgadas pela RealTime Big Data e pelo Ipec mostram um cenário de segundo turno entre o atual governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).
No levantamento da RealTime Big Data, Castro aparece à frente com 32% das intenções de voto contra 22% de Freixo.
Já na pesquisa do Ipec, a vantagem de Castro sobre Freixo aumenta para 15 pontos percentuais: 37% contra 22%.
Rio Grande do Sul
Pesquisas do Ipec e da RealTime Big Data mostravam um cenário de segundo turno entre o ex-governador e candidato à reeleição, Eduardo Leite (PSDB), e o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL).
O levantamento Ipec apresentou Leite com 38% das intenções de voto contra 24% de Lorenzoni.
Já a pesquisa da RealTime Big Data apresentou empate técnico entre os candidatos, dentro de uma margem de erro de três pontos percentuais. Leite registrou 31% das intenções de voto e Lorenzoni, 26%.
Paraná
Pesquisas divulgadas pelo Paraná Pesquisas e pelo Ipec mostram cenário favorável à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD), em disputa polarizada com o ex-governador Roberto Requião (PT).
O levantamento do Ipec mostra Ratinho Junior à frente com 46% das intenções de voto, enquanto Requião marca 24%. Já a pesquisa do Paraná Pesquisas apresenta Ratinho Junior com 56,2% frente a 23,8% de Requião.
Pará
Pesquisa divulgada pela RealTime Big Data mostrou cenário favorável à reeleição ao governador Helder Barbalho (MDB). O levantamento aponta Barbalho com 67% das intenções de voto, contra 11% do senador Zequinha Marinho (PL).
Santa Catarina
Pesquisa divulgada pelo Ipec mostra uma disputa acirrada entre três candidatos: o atual governador Carlos Moisés (Republicanos) e os senadores Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP).
O levantamento com margem de erro de três pontos percentuais mostra Moisés à frente com 23% das intenções de voto, enquanto Mello e Amin estão empatados pela margem de erro: 16% e 15%, respectivamente.
Maranhão
Pesquisa divulgada pelo Ipec mostrou uma disputa acirrada para a definição do segundo turno pelo governo do Maranhão entre quatro candidatos: o atual governador Carlos Brandão (PSB), o ex-senador Weverton Rocha (PDT), o deputado federal Edivaldo Holanda Jr. (PSD) e Lahecio Bonfim (PSC).
O levantamento mostrou Brandão à frente com 28% das intenções de voto, enquanto Rocha (16%), Holanda Jr. (14%) e Bonfim (10%) aparecem tecnicamente empatados pela margem de erro, que é de três pontos percentuais.
Goiás
Segundo as pesquisas divulgadas pelo Ipec e pela RealTime Big Data, a disputa pelo governo de Goiás está inclinada para definição no primeiro turno pelo candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil).
A pesquisa da RealTime Big Data mostra Caiado na liderança com 45% das intenções de voto contra o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), que marca 21%.
Já o levantamento do Ipec apresenta vantagem maior de Caiado sobre Mendanha: 48% contra 21%.
Paraíba
Pesquisas divulgadas pelo Ipec e pela RealTime Big Data mostram disputa acirrada para a composição do segundo turno entre o atual governador João Azevêdo (PSB), Nilvan Ferreira (PL), o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
O levantamento do Ipec apontou Azevêdo à frente com 32% das intenções de voto, enquanto Cunha Lima (16%), Ferreira (15%) e Vital do Rêgo (14%) aparecem tecnicamente empatados, em uma margem de erro de três pontos percentuais.
Já a pesquisa da RealTime Big Data apresentou Azevêdo com 29%, seguido por Cunha Lima com 15%, além de Ferreira e Vital do Rêgo com 14% cada – os três empatados tecnicamente dentro da margem de erro de três pontos.
Espírito Santo
Segundo as pesquisas divulgadas pelo Ipec e pela RealTime Big Data a disputa pelo governo do Espírito Santo apresenta um cenário favorável à reeleição do atual governador Renato Casagrande (PSB).
Na pesquisa Ipec, Casagrande aparece à frente com 56% das intenções de voto, seguido pelo deputado Carlos Manato (PL), que soma 19%.
Já no levantamento da RealTime Big Data, a distância entre Casagrande e Manato é menor: 49% contra 21%.
Amazonas
Segundo as pesquisas divulgadas pelo Ipec e pela RealTime Big Data o atual governador Wilson Lima (União Brasil) e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) estão empatados, indicando um cenário de definição no segundo turno.
No levantamento do Ipec, Lima e Mendes aparecem com 30% das intenções de voto cada, seguidos pelo senador Eduardo Braga (MDB) com 16%.
Já na pesquisa da RealTime Big Data, o empate entre os líderes é de 28% das intenções de voto, enquanto Braga soma 17%.
Rio Grande do Norte
Pesquisa divulgada pelo Ipec mostrou cenário favorável à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) em primeiro turno.
O levantamento mostrou Fátima com 49% das intenções de voto contra 20% do senador Capitão Styvenson (Podemos).
Mato Grosso
Pesquisas divulgadas pelo Ipec e pela RealTime Big Data apontam cenário favorável à reeleição do atual governador Mauro Mendes (União Brasil).
No levantamento do Ipec, Mendes aparece à frente da pesquisa com 53% das intenções de voto, contra 13% de Márcia Pinheiro (PV).
Já na pesquisa da RealTime Big Data, o atual governador lidera com 49% contra 8% de Pinheiro.
Alagoas
Segundo as pesquisas divulgadas pelo Ipec e pelo Paraná Pesquisas, a disputa pelo governo de Alagoas está polarizada entre quatro candidatos: o atual governador Paulo Dantas (MDB), o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB), o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD).
No levantamento do Ipec, Dantas e Cunha aparecem tecnicamente empatados, com 24% e 21% das intenções de voto, respectivamente. Na sequência aparecem Collor com 17% e Palmeiras com 15%, ambos empatados pela margem de erro (de três pontos percentuais) com o candidato do União Brasil.
Já o levantamento do Paraná Pesquisas aponta empate técnico na liderança entre Dantas e Collor, que marcam 25,1% e 22,6%, respectivamente. Cunha marca 18,1% e Palmeira 13,6% nessa pesquisa, que apresenta margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Distrito Federal
Pesquisa Ipec para o governo do Distrito Federal mostra um cenário favorável à reeleição do atual governador Ibaneis Rocha (MDB) no primeiro turno.
O levantamento aponta Rocha com 46% das intenções de voto contra 9% da senadora Leila Barros (PDT) e do ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD), além do deputado distrital Leandro Grass, que soma 8%.
Rondônia
Pesquisa divulgada pelo Ipec aponta disputa polarizada entre o atual governador Marcos Rocha (União Brasil) e o ex-governador Ivo Cassol (PP).
No levantamento, Rocha soma 30% das intenções de voto e Cassol marca 29%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Tocantins
Pesquisa Ipec mostra o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o ex-deputado federal Ronaldo Dimas (PL) como líderes para decidirem o pleito no segundo turno.
Barbosa marca 40% das intenções de voto, enquanto Dimas soma 14%. Com uma margem de erro de três pontos percentuais, o senador Irajá Abreu aparece na terceira colocação com 8%.
Acre
Pesquisa divulgada pelo Ipec apontou cenário favorável à reeleição no primeiro turno do atual governador Gladson Cameli (PP), com o senador Jorge Viana (PT) como segundo colocado nos levantamentos.
Cameli lidera o levantamento com 51% das intenções de voto e Viana soma 27%, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Roraima
Pesquisa do Ipec mostra uma disputa polarizada entre o atual governador Antônio Denarium (PP) e a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB).
O levantamento apresenta Denarium com 45% das intenções de voto e Surita com 38%, dentro de uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira a metodologia das pesquisas citadas
Amazonas
A pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Amazônica para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM- 06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09878/2022.
Já a pesquisa eleitoral encomendada pelos Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas por telefone, entre os dias 23 e 25 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número AM-02872/2022.
Acre
O Ipec ouviu 800 eleitores do Acre entre 23 e 29 de agosto de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi contratado pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos AC-09020/2022 e BR-01886/2022.
Alagoas
O Instituto Ipec entrevistou 800 eleitores entre os dias 29 e 31 de agosto de 2022 em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo AL-00838/2022.
Já a pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores entre os dias 11 e 15 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número AL-07381/2022.
Distrito Federal
O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores entre os dias 3 e 5 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08466/2022.
Espírito Santo
O Ipec entrevistou pessoalmente 800 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2022 em 26 cidades capixabas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo sob os protocolos BR-04768/2022 e ES-02445/2022, respectivamente.
Já a pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a RealTime Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas, entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-09325/2022.
Goiás
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas por telefone entre os dias 23 e 24 de julho. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número GO-08106/2022.
Já a pesquisa eleitoral encomendada pela TV Anhanguera para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 22 e 24 de agosto, em 35 cidades goianas. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO-02234/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01231/2022.
Maranhão
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Mirante para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número MA-06254/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03233/2022.
Mato Grosso
O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 800 eleitores entre os dias 28 e 30 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), sob o protocolo MT-03831/2022.
A pesquisa encomendada pela TV Record para a RealTime Big Data entrevistou 1,5 mil eleitores acima de 16 anos entre os dias 26 e 27 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MT-03215/2022.
Minas Gerais
A pesquisa eleitoral contratada pela Genial Investimentos e divulgada pela Quaest Pesquisa e Consultoria entrevistou 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-09401/2022 e BR-06180/2022.
Já o levantamento do Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 eleitores, entre os dias 3 a 5 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos MG-02838/2022 e BR-05788/2022.
Pará
A RealTime Big Data entrevistou pessoalmente 1 mil eleitores paraenses entre os dias 2 e 3 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Record e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA-07332/2022, respectivamente.
Paraíba
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Cabo Branco para o Ipec entrevistou 800 eleitores em 36 cidades da Paraíba, entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos PB-04909/2022 e BR-05400/2022.
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas por telefone, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PB-03455/2022.
Paraná
A pesquisa eleitoral encomendada pela RPC TV para o Ipec entrevistou 1,2 mil pessoas, entre os dias 19 e 21 de agosto, e, 57 municípios paranaenses. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐05619/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR‐07859/2022.
A pesquisa eleitoral feita com recursos próprios pelo Paraná Pesquisas entrevistou 1.410 mil eleitores paranaenses, entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PR-09990/2022.
Rio de Janeiro
O Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 mil eleitores entre os dias 3 a 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos RJ-01599/2022 e BR-02442/2022.
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RJ-06275/2022.
Rio Grande do Sul
O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2022 em 62 municípios gaúchos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RBS Participações e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob os protocolos BR-02047/2022 e RS-07668/2022 , respectivamente.
A RealTime Big Data entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores gaúchos entre os dias 2 e 3 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Record e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob o protocolo RS-08354/2022.
Roraima
A pesquisa Ipec foi encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão. Foram entrevistados 800 eleitores de dez municípios de Roraima, entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os protocolos RR-07397/2022 e BR-06019/2022.
Rondônia
A pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Amazônica para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de agosto, em 26 cidades de Rondônia. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-08675/2022.
Santa Catarina
A pesquisa eleitoral encomendada pela NSC Comunicação para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto, em 39 municípios catarinenses. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SC-01218/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02226/2022.
Tocantins
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Anhanguera para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número TO-04301/2022.
São Paulo
A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos a Quaest Pesquisa e Consultoria entrevistou presencialmente 2 mil pessoas, entre os dias 2 e 5 de setembro de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números SP-04685/2022 e BR-05452/2022.
Já o Paraná Pesquisas entrevistou 1.880 eleitores de São Paulo, pessoalmente, entre os dias 04 e 06 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é SP-03599/2022.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião