Pesquisa eleitoral do Instituto Opinião sobre a disputa pela Presidência da República, divulgada nesta quarta-feira (21), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar, com 45% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7%, Simone Tebet (MDB) com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Avila (Novo) com 1% cada. Votos brancos e nulos somam 3%, enquanto eleitores indecisos e que não souberam responder marcam 5%.
O Instituto Opinião apurou ainda a preferência dos eleitores em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O candidato petista venceria por 51% a 37%. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Intenção de voto para presidente da República
Primeiro turno: estimulada
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45%
- Jair Bolsonaro (PL) - 33%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- Simone Tebet (MDB) - 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%
- Felipe D'Avila (Novo) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
- Padre Kelmon (PTB) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Eymael (DC) - 0%
- Branco/nulo - 3%
- Não sabe/não respondeu - 5%
Primeiro turno: espontânea
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 40%
- Jair Bolsonaro (PL) - 30%
- Ciro Gomes (PDT) - 3%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Outros candidatos - 1%
- Não sabe/não respondeu - 13%
- Não opinou - 7%
- Branco/nulo - 4%
Simulação de 2º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51%
- Jair Bolsonaro (PL) - 37%
- Branco/nulo - 8%
- Não sabe/não respondeu - 4%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral feita com recursos próprios pelo Instituto Opinião entrevistou 2 mil pessoas nas cinco regiões do país entre os dias 18 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-09430/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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