Pesquisa eleitoral Ipec divulgada nesta quarta-feira (24) sobre a corrida ao governo do Amapá traz Clécio Vieira (Solidariedade) numericamente em primeiro lugar, com 41% das intenções de voto. Jaime Nunes (PSD), vem em seguida com 35%. Os dois estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ipec ainda apurou a preferência dos entrevistados na eleição para a única vaga ao Senado Federal em disputa no estado. O atual senador Davi Alcolumbre (União Brasil) está na frente, com 39% das intenções de voto, seguido de Rayssa Furlan (MDB), com 21%.
Intenção de voto para o governo do Amapá
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Clécio Vieira (SD) - 41%
- Jaime Nunes (PSD) - 35%
- Gilvam Borges (MDB) - 5%
- Jairo Palheta (PCO) - 2%
- Gesiel Oliveira (PRTB) - 1%
- Gianfranco (PSTU) - 1%
- Branco/nulo - 7%
- Não sabem/não responderam 10%
Intenção de voto para o Senado no Amapá
Pesquisa estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Davi Alcolumbre (União Brasil): 39%
- Rayssa Furlan (MDB): 21%
- Capi (PSB): 12%
- Guaracy (PTB): 4%
- Gilberto Laurindo (Patriota): 2%
- Sueli Pini (PRTB): 2%
- Valdenor Guedes (Avante): 2%
- Marinaldo Sousa Silva (PCO): 1%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 10%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Amazônica para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de agosto, em oito municípios do Amapá. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sob o número AP-01513/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08428/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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