Pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec nesta sexta-feira (26) sobre a disputa pelo governo da Bahia traz o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) em primeiro lugar, com 56% das intenções de voto, e com chances reais de vitória já no primeiro turno. Em segundo vem o Jerônimo Rodrigues (PT), com 13%, seguido de João Roma (PL), com 7%.
O Ipec ainda sondou a preferência dos baianos para a única vaga ao Senado em disputa no estado. O atual senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) tem 30% das intenções de voto, seguido de Cacá Leão (PP), com 11%.
Intenção de voto para o governo da Bahia
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- ACM Neto (União Brasil) - 56%
- Jerônimo Rodrigues (PT) - 13%
- João Roma (PL) - 7%
- Marcelo Millet (PCO) - 2%
- Kleber Rosa (PSOL) - 1%
- Giovani Damico (PCB) - menos de 1%
- Brancos/nulos - 8%
- Não sabe/não respondeu - 12%
Intenção de voto para o Senado na Bahia
Estimulada
- Otto Alencar (PSD) - 30%
- Cacá Leão (PP) - 11%
- Raissa Soares (PL) - 7%
- Tâmara Azevedo (Psol) - 5%
- Marcelo Barreto (PMN) - 5%
- Cícero Araújo (PCO) - 4%
- Branco/nulo - 15%
- Não sabe/não respondeu - 22%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral contratada pela TV Bahia junto ao Ipec entrevistou 1.008 pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto, em 51 cidades baianas. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número BA-02873/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00575/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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