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Pesquisa eleitoral em Alagoas| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral do Ipec para o governo de Alagoas no segundo turno, divulgada nesta quinta-feira (20), mostrou o atual governador Paulo Dantas (MDB) com 49% das intenções de voto, e o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) com 40%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Considerando apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos), o candidato do MDB teria 55% segundo o levantamento, enquanto o candidato do União Brasil teria 45%.

Nota da redação: Em levantamento divulgado no dia 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o instituto mostrava que Paulo Dantas tinha 41% das intenções de votos válidos, e que Rodrigo Cunha tinha 21%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Dantas fez 46,64% dos votos válidos no domingo (2), enquanto Cunha obteve 26,79% dos votos válidos. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Pesquisa estimulada para governador de Alagoas no 2º turno (votos totais)

  • Paulo Dantas (MDB): 49% 
  • Rodrigo Cunha (União Brasil): 40% 
  • Branco/nulo: 6% 
  • Não sabe/não respondeu: 6% 

Pesquisa estimulada para governador de Alagoas no 2º turno (votos válidos) 

  • Paulo Dantas (MDB): 55% 
  • Rodrigo Cunha (União Brasil): 45% 

Metodologia da pesquisa 

A pesquisa do Ipec entrevistou 800 eleitores alagoanos entre os dias 18 e 20 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-09001/2022.

Já na pesquisa divulgada em 30 de setembro, o Ipec entrevistou 800 eleitores no estado de Alagoas entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AL-04283/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais 

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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