Pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec nesta terça-feira (23) traz o atual governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB), em primeiro lugar com 28% das intenções de voto.
Weverton Rocha aparece na sequência com 16%, seguido de Edivaldo Holanda Jr (PSD), que tem 14%, e de Lahesio Bonfim (PSC), com 10%. Os três estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Votos brancos e nulos somaram 9%, enquanto os entrevistados indecisos ou que não responderam eram 19%.
A pesquisa ainda apurou como está a corrida pela única vaga ao Senado Federal em disputa no estado. O ex-governador Flávio Dino (PSB) lidera com 50% das intenções de voto, com o senador Roberto Rocha (PTB) na segunda posição com 21%.
Intenção de voto para o governo do Maranhão
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Carlos Brandão (PSB) - 28%
- Weverton Rocha (PDT) - 16%
- Edivaldo Holanda Jr (PSD) - 14%
- Lahesio Bonfim (PSC) - 10%
- Joás Moraes (DC) - 2%
- Enilton Rodrigues (Psol) - 1%
- Frankle Costa (PCB) - 1%
- Simplício Araújo (SD) - 1%
- Hertz Dias (PSTU) - 0%
- Brancos/nulos - 9%
- Não sabe/não respondeu: 19%
Intenção de voto para o Senado no Maranhão
- Flávio Dino (PSB) - 50%
- Roberto Rocha (PTB) - 21%
- Pastor Ivo Nogueira (DC) - 4%
- Saulo Arcangeli (PSTU) - 2%
- Antonia Cariongo (Psol) - 1%
- Brancos/Nulos - 8%
- Não sabe/não respondeu: 15%
Metodologia da pesquisa Ipec
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Mirante para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número MA-06254/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03233/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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