Pesquisa eleitoral Ipec para o governo do Mato Grosso, divulgada nesta quarta-feira (31), traz o atual governador e candidato à reeleição Mauro Mendes (União Brasil) à frente da disputa com 53% das intenções de voto. Na sequência vem Márcia Pinheiro (PV), com 13%.
Votos brancos e nulos somaram 12%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam marcaram 15%. Mendes tem chances reais de vitória já no primeiro turno.
O Ipec ainda apurou a preferência do eleitor para a única vaga ao Senado pelo estado em disputa nesta eleição. O senador Wellington Fagundes (PL) lidera o levantamento com 39% dos votos, seguido pelo deputado federal Neri Geller (PP) com 10%. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Intenção de voto para o governo do Mato Grosso
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)
- Mauro Mendes (União Brasil) - 53%
- Márcia Pinheiro (PV) - 13%
- Pastor Marcos Ritela (PTB) - 6%
- Moisés Franz (Psol) - 1%
- Brancos/Nulos - 12%
- Não Souberam/Não Responderam: 15%
Intenção de voto para o Senado no Mato Grosso
Estimulada
- Wellington Fagundes (PL) - 39%
- Neri Geller (PP) - 10%
- Antônio Galvan (PTB) - 4%
- Jorge Yanal (DC) - 4%
- José Roberto (Psol) - 4%
- Feliciano Azuaga (Novo) - 2%
- Kássio Coelho (Patriota) - 2%
- Brancos/nulos - 14%
- Não sabe/não respondeu - 21%
Metodologia da pesquisa
O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 800 eleitores entre os dias 28 e 30 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), sob o protocolo MT-03831/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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