Levantamento do Ipec sobre a corrida presidencial com os eleitores de São Paulo, divulgado neste sábado (1), mostrou o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, com 48% das intenções de votos válidos. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, estava com 39%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), com 6% das intenções de votos válidos, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 4%. Veja a seguir o resultado de todos os candidatos a presidente na pesquisa com eleitores de São Paulo.
Intenções de votos válidos (excluídos votos em branco, nulos e indecisos)
- Lula (PT): 48%
- Jair Bolsonaro (PL): 39%
- Simone Tebet (MDB): 6%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Sofia Manzano (PCB): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- Felipe d'Avila (Novo): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Léo Péricles (Unidade Popular): 0
- Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0
Intenções de votos totais (com votos em branco, nulos e indecisos)
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Simone Tebet (MDB): 6%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Sofia Manzano (PCB): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- Felipe d'Avila (Novo): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Léo Péricles (Unidade Popular): 0
- Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 4%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa encomendada pela Globo ao Ipec entrevistou 2 mil eleitores de 83 municípios do estado de São Paulo, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo SP-05847/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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