| Foto: Gazeta do Povo
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Levantamento do Ipec para o governo de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (15), mostra o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na liderança da pesquisa, com 29% das intenções de voto.

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Na sequência aparecem tecnicamente empatados o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 12% e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) com 9%. Veja os resultados completos da pesquisa estimulada abaixo:

Intenção de voto para o governo de São Paulo

Primeiro turno: estimulada

  • Fernando Haddad (PT) – 29%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 12%
  • Rodrigo Garcia (PSDB) – 9%
  • Altino Junior (PSTU) – 2%
  • Carol Vigliar (UP) - 2%
  • Elvis Cezar (PDT) – 2%
  • Vinicius Poit (Novo) – 2%
  • Gabriel Colombo (PCB) – 2%
  • Edson Dorta (PCO) - 1%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 23%
  • Indecisos – 16%
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Índice de rejeição dos candidatos ao governo de SP

A pesquisa Ipec perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Fernando Haddad (PT) lidera o índice de rejeição. Veja o resultado abaixo:

  • Fernando Haddad (PT) – 32%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 12%
  • Rodrigo Garcia (PSDB) – 11%
  • Altino Junior (PSTU) – 9%
  • Vinicius Poit (Novo) – 8%
  • Edson Dorta (PCO) - 7%
  • Gabriel Colombo (PCB) – 7%
  • Carol Vigliar (UP) - 6%
  • Elvis Cezar (PDT) – 6%
  • Poderia votar em todos – 5%
  • Não souberam – 30%

Metodologia da pesquisa Ipec

O Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e está registrada no TSE com os protocolos SP-04035/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

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Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.