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pesquisas eleitorais
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) são candidatos a presidente nas eleições 2022| Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE; Joédson Alves/EFE

Pesquisas eleitorais em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco) mais o Distrito Federal divulgadas nesta terça-feira (6) pelo Ipec mostram que o estado em que há maior vantagem por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) é Pernambuco, onde o petista tem 62% das intenções de voto contra 22% de Bolsonaro. Já o atual presidente tem a maior vantagem no Distrito Federal; ele soma 42% das intenções de voto frente a 29% de Lula.

A pesquisa mostra liderança do petista também nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Já no Rio de Janeiro há empate técnico entre os dois candidatos. Esses três estados figuram entre os cinco maiores colégios eleitorais do país.

Em pesquisa nacional divulgada na última segunda-feira (6) pelo Ipec, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31%.

Veja abaixo os números por estado:

Pesquisa presidencial em São Paulo – 1º turno (estimulada):

  • Lula (PT): 44%
  • Jair Bolsonaro (PL): 28%
  • Ciro Gomes (PDT): 6%
  • Simone Tebet (MDB): 5%
  • Felipe d'Avila (Novo): 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Pablo Marçal (Pros): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • Léo Péricles (UP): x%
  • Sofia Manzano (PCB): x%
  • Brancos e nulos: 8%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

Pesquisa presidencial em Minas Gerais – 1º turno (estimulada):

  • Lula (PT): 46%
  • Jair Bolsonaro (PL): 30%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • Simone Tebet (MDB): 4%
  • Pablo Marçal (Pros): 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
  • Eymael (DC): 0%
  • Felipe d'Avila (Novo): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Brancos e nulos: 8%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

Pesquisa presidencial no Rio de Janeiro – 1º turno (estimulada):

  • Jair Bolsonaro (PL): 39%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 38%
  • Ciro Gomes (PDT): 6%
  • Simone Tebet (MDB): 4%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • Felipe d'Avila (Novo): 0%
  • Pablo Marçal (Pros): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Constituinte Eymael (DC): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Brancos e nulos: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

Pesquisa presidencial no Distrito Federal – 1º turno (estimulada):

  • Jair Bolsonaro (PL): 42%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 29%
  • Ciro Gomes (PDT): 10%
  • Simone Tebet (MDB): 6%
  • Pablo Marçal (Pros): 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • Felipe d'Avila (Novo): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Constituinte Eymael (DC): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Brancos e nulos: 7%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Pesquisa presidencial em Pernambuco – 1º turno (estimulada):

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 62%
  • Jair Bolsonaro (PL): 22%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Vera Lúcia (PSTU): 1%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Pablo Marçal (Pros): 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
  • Felipe d'Avila (Novo): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Constituinte Eymael (DC): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Brancos e nulos: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Metodologias das pesquisas Ipec

São Paulo

O Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 eleitores entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral com os protocolos BR-07673/2022 e SP-04493/2022.

Minas Gerais

O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 eleitores, entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos MG-02838/2022 e BR-05788/2022.

Rio de Janeiro

O Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 mil eleitores entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos RJ-01599/2022 e BR-02442/2022.

Distrito Federal

O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral com os protocolos BR-07564/2022 e DF-02073/2022.

Pernambuco

O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-06355/2022 e PE-06654/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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