Pesquisa Ipec sobre a disputa pelo governo de Roraima, divulgada nesta segunda-feira (29), mostrou o atual governador Antônio Denarium (PP) na liderança da pesquisa, com 45% das intenções de voto. Na sequência aparece a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB), com 38%.
O Ipec ainda simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores de Roraima. O ex-senador Romero Jucá e o deputado federal Hiran Gonçalves (PP) estão empatados, com 26% das intenções de voto cada. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Veja a seguir o resultado completo.
Intenção de voto para o governo de Roraima
Pesquisa estimulada (com lista de candidatos)
- Antônio Denarium (PP) - 45%
- Teresa Surita (MDB) - 38%
- Fábio Almeida (Psol) - 2%
- Rudson Leite (PV) - 1%
- Juraci Escurinho (PDT) - 1%
- Brancos e nulos - 6%
- Não sabem ou não responderam - 8%
Intenção de voto para o Senado em Roraima
- Romero Jucá (MDB) - 26%
- Hiran Gonçalves (PP) - 26%
- Telmário Mota (Pros) - 12%
- Juiz Helder Girão (PMN) - 5%
- Maranhão do Povão (PDT) - 2%
- Dr Ilderson (PTB) - 2%
- Bartô Macuxi (Psol) - 1%
- Maurício Costa (Patriota) - 1%
- Ozéas Colares (Podemos) - 1%
- Brancos e nulos - 10%
- Não sabem ou não responderam - 14%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Ipec foi encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão. Foram entrevistados 800 eleitores de dez municípios de Roraima, entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os protocolos RR-07397/2022 e BR-06019/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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