Pesquisa eleitoral Ipec para o governo do Sergipe, divulgada nesta quinta-feira (22), traz o candidato Valmir de Francisquinho (PL) em primeiro lugar, com 38% das intenções de voto, a dez dias do primeiro turno das eleições.
Na sequência aparecem Rogério Carvalho (PT) com 20% e Fábio Mitidieri (PSD) com 16%, ambos empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 6%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcam 9%.
Francisquinho cresceu nove pontos percentuais em relação ao último levantamento Ipec, divulgado em 25 de agosto, enquanto Carvalho subiu oito pontos, ultrapassando numericamente o candidato Mitidieri. A distância de Francisquinho para Carvalho no primeiro turno é de 18 pontos. O candidato do PL vence os dois cenário de segundo turno em que figura na pesquisa.
O Ipec também sondou com os eleitores sergipanos a intenção de voto para a única vaga ao Senado em disputa. Valadares Filho (PSB) com 23% e Danielle Garcia (Podemos) com 20% aparecem empatados tecnicamente no levantamento. Eduardo Amorim (PL) vem na sequência com 16% e está empatado com Danielle. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Intenção de voto para o governo de Sergipe
Primeiro turno: estimulada
- Valmir de Francisquinho (PL) – 38% (+9 p.p)
- Rogério Carvalho (PT) – 20% (+8 p.p)
- Fábio Mitidieri (PSD) – 16% (não oscilou)
- Alessandro Vieira (PSDB) – 6% (-3 p.p)
- Niully Campos (Psol) - 3% (+3 p.p)
- Professor Aroldo Félix (UP) - 1% (não oscilou)
- Elinos Sabino (PSTU) - 1% (+1 p.p)
- Dr. Cláudio (DC) - 1% (não oscilou)
- Branco/nulo – 6% (-10 p.p)
- Não sabe/não respondeu – 9% (-6 p.p)
Simulação de 2º turno
Cenário 1
- Valmir de Francisquinho (PL) – 53%
- Fábio Mitidieri (PSD) – 28%
- Branco/nulo – 11%
- Não sabe/não respondeu – 9%
Cenário 2
- Valmir de Francisquinho (PL) – 53%
- Rogério Carvalho (PT) – 30%
- Branco/nulo – 11%
- Não sabe/não respondeu – 7%
Cenário 3
- Fábio Mitidieri (PSD) – 37%
- Rogério Carvalho (PT) – 31%
- Branco/nulo – 21%
- Não sabe/não respondeu – 11%
Intenção de voto para o Senado em Sergipe
Estimulada
- Valadares Filho (PSB) – 23%
- Danielle Garcia (Podemos) – 20%
- Eduardo Amorim (PL) – 16%
- Laércio Oliveira (PP) – 15%
- Henry Clay (Psol) - 3%
- Airton Costa (DC) - 2%
- Heraldo Goes (PSTU) - 1%
- Branco/nulo – 9%
- Não sabe/não respondeu – 12%
Metodologia das pesquisas
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Sergipe para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 19 e 21 de setembro, em 32 municípios sergipanos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) sob o protocolo de número SE-02694/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00708/2022.
A pesquisa encomendada pela TV Sergipe para o Ipec em agosto entrevistou 800 pessoas, entre os dias 22 e 24 de agosto, em 32 municípios sergipanos. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-SE sob o número SE-03430/2022 e no TSE sob o número BR-03430/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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