Levantamento do Ipespe para o Governo do Ceará, divulgado nesta quinta-feira (25), mostra o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) à frente da pesquisa, com 37% das intenções de votos.
Na sequência aparecem o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) com 25% e o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) com 20%, ambos empatados no limite da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais.
Votos brancos e nulos somaram 10%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam marcaram 7%.
Intenção de voto para o governo do Ceará
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Capitão Wagner (União Brasil) - 37%
- Roberto Cláudio (PDT) - 25%
- Elmano de Freitas (PT) - 20%
- Chico Malta (PCB) - 1%
- Zé Batista (PSTU) - 1%
- Brancos/Nulos - 10%
- Não Souberam/Não Responderam: 7%
Primeiro turno: espontânea (quando os entrevistados não recebem lista de candidatos para responder)
- Capitão Wagner (União Brasil) - 26%
- Roberto Cláudio (PDT) - 12%
- Elmano de Freitas (PT) - 11%
- Camilo Santana (PT) - 2%*
- Brancos/Nulos - 2%
- Não Souberam/Não Responderam: 47%
*Camilo Santana é candidato do PT ao Senado Federal
Metodologia da pesquisa do Ipespe
A pesquisa contratada pelo O Povo e divulgada pelo Ipespe entrevistou pessoalmente 1.000 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número CE-07968/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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