Levantamento do Ipespe para o governo de São Paulo divulgado nesta sexta-feira (23) mostra o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. Na sequência aparecem o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 23%, e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição, com 21%.
Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 9 de setembro, o candidato petista manteve a mesma pontuação, enquanto Freitas subiu dois pontos percentuais e Garcia subiu cinco pontos, o que coloca ambos em empate técnico.
Na simulação de segundo turno, a pesquisa aponta para vitória do candidato petista contra Freitas (47% a 37%) e Garcia (47% a 40%).
Intenção de voto para o governo de São Paulo
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)
- Fernando Haddad (PT): 36%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 23%
- Rodrigo Garcia (PSDB): 21%
- Carol Vigliar (UP): 1%
- Vinicius Poit (Novo): 1%
- Altino Junior (PSTU): 1%
- Gabriel Colombo (PCB): 1%
- Elvis Cezar (PDT): 1%
- Antônio Jorge (DC): 0%
- Edson Dorta (PCO): 0%
- Branco/nulo: 9% Não sabe/não respondeu: 8%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Cultura ao Ipespe entrevistou 1.000 pessoas, entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02673/2022.
Já no levantamento anterior, o Ipespe entrevistou 1.000 pessoas, entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09627/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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